Neuropediatria

Bebê segurando bola

O que é a Neuropediatria?

Neurologia Infantil ou Neuropediatria é a especialidade médica que estuda os problemas relacionados ao desenvolvimento do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco cerebral) e periférico (nervos) de crianças e adolescentes.

A Neuropediatria é uma subespecialidade da Neurologia e uma área de atuação da Pediatria, capaz de estudar, diagnosticar e tratar crianças e adolescentes com diversos tipos de patologias do sistema nervoso.

A formação de um neuropediatra se dá durante 6 anos de faculdade de medicina, quando deverá fazer residência em Pediatria ou Neurologia durante dois anos, para depois se especializar em Neuropediatria por mais 3 anos. Resumindo: a formação do neuropediatra leva no mínimo 11 anos.

Diferença Entre Neuropediatria e Neurologia

O neurologista estuda, diagnostica e trata doenças do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco cerebral) e periférico (nervos) dos adultos, enquanto o neuropediatra estuda, diagnostica e trata doenças do sistema nervoso central e periférico de crianças e adolescentes.

De acordo com a faixa etária, as doenças neurológicas são muito diferentes, sendo completamente distintas as doenças tratadas pelo neurologista e aquelas tratadas pelo neuropediatra.

Mesmo as doenças que acometem todas as faixas etárias se comportam de modo diferente em cada uma delas, com sintomas peculiares e tratamentos diversos. Ou seja, a criança não é um adulto pequeno, e o adulto não é uma criança grande.

Menina desenhando

Sintomas e Transtornos

Mãe brincando com filho

O neurologista infantil acompanha o desenvolvimento neurológico da criança, através de exame clínico detalhado e da observação de aquisição dos marcos de desenvolvimento neuropsicomotor, ou seja, de habilidades motoras, cognitivas e de linguagem dentro da idade esperada, permitindo o diagnóstico e tratamento de condições anormais nesse processo.

Os principais problemas que motivam os pais a buscarem o neuropediatra são:

Transtornos do Espectro Autista

É um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Com a nova classificação, o autismo, a Síndrome de Asperger e os Transtornos Pervasivos do Desenvolvimento deixaram de ser individualizados para se tornarem, todos, Transtorno do Espectro Autista.

Epilepsia (crises convulsivas)

Epilepsia é uma condição caracterizada por duas ou mais crises convulsivas, muitas vezes de causa genética, embora possa ser secundária a lesões provocadas por traumatismos, asfixia no parto, infecções do sistema nervoso central, entre outras. Crises convulsivas são manifestações, principalmente motoras, decorrentes de descargas cerebrais anormais, sendo que uma única crise não configura o diagnóstico de epilepsia.

TDAH – Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

O TDAH, também chamado de Distúrbio do Déficit de Atenção, se caracteriza principalmente pela desatenção, impulsividade e a inquietude motora (hiperatividade) dos pacientes, entre outros prejuízos associados.

Cefaleia (dor de cabeça)

Existem diversos tipos de cefaleias, com diferentes causas, muitas delas se sobrepõem. A investigação deve ser minuciosa e conta essencialmente com as informações do paciente. O método de tratamento varia de acordo com a intensidade da dor, frequência das crises e idade da criança.

Atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor

Falamos em atraso no desenvolvimento quando a criança não atinge os marcos deste desenvolvimento no período esperado, como, por exemplo, a idade de sentar, de andar ou de iniciar a fala.

Atraso na fala

As causas de atraso da fala são variadas, desde um déficit na audição, passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo até os distúrbios da linguagem, como o Trastorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), a apraxia da fala e o mais recentemente descrito atraso motor da fala. 

Dislexia e outros distúrbios de aprendizagem

Os distúrbios de aprendizagem envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais por diversas causas. Déficit de atenção, dislexia, disgrafia e discalculia são alguns dos problemas que as crianças podem ter na vida acadêmica.

Malformações do sistema nervoso central

Existem diversos tipos de malformações do sistema nervoso central. A criança com uma dessas malformações deve ser avaliada de forma completa, com atenção voltada também a alterações em outros órgãos e sistemas. Além disso, é de vital importância garantir as terapias de reabilitação, para que possibilitem o desenvolvimento mais adequado possível, visando uma vida mais saudável, bem como a inclusão social de acordo com suas necessidades.

Doenças neuromusculares

As doenças neuromusculares podem ter origem genética ou adquirida, na maioria das vezes com evolução progressiva. Podem comprometer o sistema nervoso periférico, o sistema muscular e/ou as junções neuromusculares (entre o músculo e nervo), com sintomas como fraqueza progressiva, atrofia muscular, incapacidade, dificuldade ou perda da habilidade de andar, perda de sensibilidade, câimbras, miotonia (contração muscular mantida, com relaxamento lento), alterações músculo-esqueléticas. 

AVC (acidentes vasculares cerebrais)

O AVC (“derrame”) ocorre quando o fluxo de sangue não chega adequadamente ao cérebro, resultando em lesão no tecido cerebral por falta de oxigenação, podendo ocorrer dor de cabeça aguda, dificuldades na fala, paralisias, convulsões e até o coma. O AVC pode ser isquêmico, quando causado por uma obstrução de vasos sanguíneos, ou hemorrágico, quando há ruptura de vasos sanguíneos com extravasamento de sangue dentro do cérebro.

Leucodistrofias

As leucodistrofias são doenças degenerativas de origem genética, que afetam a substância branca encefálica, caracterizadas por progressiva perda de habilidades adquiridas. 

Distúrbios do sono

A qualidade e quantidade de horas de sono diário são essenciais para um bom desenvolvimento cognitivo comportamental, emocional e físico. Distúrbios como insônia, sonambulismo, terror noturno, bruxismo e apnéia obstrutiva do sono, entre outros, podem afetar direta ou indiretamente o desenvolvimento infantil. Por essa razão, requerem atenção e tratamento adequados.

Paralisia cerebral

Termo que caiu em desuso e não deve ser entendido de forma literal, pois o cérebro não “paralisa”. É a origem mais comum de deficiências motoras na infância, caracterizada por atraso no desenvolvimento motor, prejudicando habilidades como sentar, manter-se de pé, andar, coordenação motora grossa e fina, bem como alterações na postura corporal, causada por danos ao sistema nervoso central, seja de origem genética, seja adquirida, como sequela de traumatismos, falta de oxigenação ou infecções.

Neuropediatria no Rio de Janeiro

Dra Katiane Souza é neuropediatra e atende crianças e adolescentes em Icaraí, na cidade de Niterói, e em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.

Seu atendimento é caracterizado pelo carinho, atenção e bastante rigor técnico. 

Suas consultas possuem tempo estendido, para permitir uma escuta adequada dos familiares e uma avaliação completa do paciente.

Sua missão é melhorar a qualidade de vida de pacientes com distúrbios neurológicos, atuando no diagnóstico, tratamento e assistência individualizada às crianças e suas famílias. Com esse objetivo, ela busca atender com a melhor qualidade técnica aliada ao maior carinho e respeito que cada família merece.

Marcação de Consultas

Consulta em Icaraí

Atendimento em neurologia pediátrica em Niterói.

Consultório localizado na Avenida Sete de Setembro 317, sala 1308 – Icaraí, Niterói / RJ.

Não possuimos convênio com planos de saúde. Porém, os pacientes recebem nota fiscal com os dados necessários para solicitarem reembolso junto ao plano.

Consulta em Botafogo

Atendimento em neurologia pediátrica no Rio de Janeiro.

Consultório localizado na Rua Voluntários da Pátria 190, sala 1012 – Botafogo, Rio de Janeiro / RJ.

Não possuimos convênio com planos de saúde. Porém, os pacientes recebem nota fiscal com os dados necessários para solicitarem reembolso junto ao plano.

Atendimento a Pacientes Internados

Dra Katiane Souza também realiza visitas particulares a pacientes internados em hospitais de Niterói e do Rio de Janeiro

Principais Dúvidas Sobre Neuropediatria

Neurologia Infantil ou Neuropediatria é a especialidade médica que estuda os problemas relacionados ao desenvolvimento do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo, tronco cerebral) e periférico (nervos) de crianças e adolescentes.

O neuropediatra cursou 6 anos de faculdade de medicina, em seguida, fez dois anos de especialização ou residência médica em Pediatria e, por fim, cursou dois a três anos de Neurologia Infantil.

O neurologista infantil identifica e trata problemas neurológicos em crianças e adolescentes, aponta terapias multidisciplinares, mas também orienta medidas para preservar e estimular o desenvolvimento neuropsicomotor adequado das crianças, cuidando para que se tornem adultos mais saudáveis física e mentalmente.

O neurologista estuda, diagnostica e trata doenças do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco cerebral) e periférico (nervos) dos adultos, enquanto o neuropediatra estuda, diagnostica e trata doenças do sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco cerebral) e periférico (nervos) de crianças e adolescentes.

De acordo com a faixa etária, as doenças neurológicas são muito diferentes, sendo completamente distintas as doenças tratadas pelo neurologista e aquelas tratadas pelo neuropediatra.

Mesmo as doenças que acometem todas as faixas etárias se comportam de modo diferente em cada uma delas, com sintomas peculiares e tratamentos diversos. Ou seja, a criança não é um adulto pequeno, e o adulto não é uma criança grande.

Geralmente os pais são as primeiras pessoas a observarem indícios de que a criança deve ser encaminhada ao médico especializado em neuropediatria. Ao verificar algum dos sintomas abaixo, é importante marcar uma consulta com um neuropediatra, evitando que o problema evolua:

  • Dores de cabeça
  • Síndromes genéticas
  • Doenças degenerativas
  • Baixo rendimento escolar
  • Epilepsia e crise convulsiva
  • Hiperatividade e déficit de atenção
  • Atrasos para falar, caminhar ou gagueira
  • Transtornos do Espectro Autista (Autismo)
  • Distúrbios do sono (insônia, pesadelos, sonambulismo)
  • O que meu filho tem é normal ou é algum transtorno/doença?
  • Existe tratamento eficaz para o caso do meu filho, e qual seria?
  • Quais são os objetivos do tratamento do meu filho?
  • O tratamento poderá ter efeitos colaterais?
  • Quais profissionais ou atividades podem ajudar no tratamento do meu filho?
  • Como devo proceder para estimular mais o meu filho em casa?

As perguntas acima são apenas sugestões baseadas nas dúvidas mais frequentes dos pais. Sinta-se à vontade para perguntar o que quiser e esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao seu filho(a).

  • Autismo (e demais Transtornos do Espectro Autista)
  • Epilepsia (crises convulsivas)
  • TDAH – Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Cefaleia (dor de cabeça)
  • Atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor
  • Atraso na fala
  • Dislexia e outros distúrbios do aprendizado
  • Malformações do sistema nervoso central
  • Doenças neuromusculares
  • AVC (acidentes vasculares cerebrais)
  • Leucodistrofias
  • Distúrbios do sono
  • Paralisia cerebral

Marque uma consulta com a Dra Katiane Souza por telefone:

(21) 3239-5000
(21) 2537-6838
(21) 2246-5546

Seu consultório se encontra na Rua Voluntários da Pátria 190, sala 1026 – Botafogo / Rio de Janeiro.

Se preferir, acesse a página de contato e envie uma mensagem para marcar a consulta.

É médica da UTI Pediátrica do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e atende crianças e adolescentes (de 0 a 18 anos) no seu consultório de neuropediatria no Rio de Janeiro, no bairro Botafogo.

Clique aqui, para conhecer melhor a Dra Katiane Souza.