O que é?
É uma sigla que significa “transtorno do déficit de atenção e hiperatividade”. Oi??? Isso mesmo! É um transtorno que leva as pessoas a não se concentrarem em nada. São pessoas geralmente muito agitadas, que não conseguem ficar paradas nem um pouquinho. Elas fazem muitas coisas ao mesmo tempo e não conseguem terminar nenhuma. Quando você fala, parecem que não te ouvem. São muito “esquecidas”, esquecem o que combinaram com os outros, perdem o material na escola, levam material do amigo sem querer, nunca sabem onde guardaram suas coisas. Ah! E não conseguem prestar atenção nem na professora, nem no contador de histórias, nem em peças de teatro! E, pasmem, muitas nem conseguem ficar sentadas para assistir um filme!
Por que?
Essas pessoas têm uma alteração em algumas substâncias essenciais para nosso cérebro ficar atento. Por mais que se esforcem, elas não conseguem ficar prestando atenção no que estão fazendo ou ouvindo. E, por mais que tentem, não conseguem ficar paradas! Não fazem de propósito.
O que a gente faz?
Em primeiro lugar, a gente tenta entender e ter paciência se essa pessoa não para quieta. Quando falar com ela, a gente tem que conferir se ela está olhando e, se não estiver, pedir que ela olhe nos nossos olhos. Também, se esse (a) amigo(a) não consegue assistir um filme, podemos chamar para jogar bola, andar de bicicleta ou, se queremos ficar em casa, fazer um desenho ou pintar com tinta, brincar de massinha, dá para fazer muitas coisas de que ele (a) vai gostar.
Se você tem tdah, peça ao seu pai ou à sua mãe para te levar em alguém que vai te ajudar. Um neuropediatra, um psicólogo ou psicopedagogo (pessoa que ajuda a vencer as dificuldades no aprendizado) são essas pessoas. Elas podem orientar o que você pode fazer para melhorar.
Ter um quadro de atividades para cada dia, onde você anota os compromissos, ajuda muito. Colocar o despertador do celular, se você tiver um, para tocar na hora de alguma atividade também ajuda. Cole lembretes onde você costuma passar mais tempo. Se tiver que estudar ou ler, faça alguns intervalos e marque o tempo deles, mas só saia nesses horários que você marcou!
Faça mais atividades ao ar livre e que movimentem o seu corpo, pratique esportes! Escolha algo que goste de fazer e vá em frente!