Por que não sacudir o bebê?
Você tem um bebê em casa? Então você precisa conhecer a SÍNDROME DO BEBÊ SACUDIDO (SHAKEN BABY SYNDROME).
Essa síndrome ocorre quando o bebê é sacudido vigorosamente. É mais comum em menores de 1 ano, porém pode ocorrer até os 4 anos de idade.
As forças de aceleração e desaceleração tipo chicoteamento sobre a cabeça da criança podem romper vasos sanguíneos e destruir células do sistema nervoso central.
Assim, acontecem hemorragias intracranianas, lesões isquêmicas (falta de oxigenação), edema cerebral e a chamada lesão axonal difusa, pelo estiramento dos axônios dos neurônios.
Os sintomas podem variar desde irritabilidade, sonolência, vômitos, dificuldade de respirar, hipotonia muscular, até crises convulsivas e coma.
As complicações podem resultar em danos irreversíveis, como deficiência física ou mental, cegueira, epilepsia e até mesmo a morte.
Entendem como é sério o assunto? Um simples ato de impaciência pode destruir suas vidas, a da criança, a de quem causou e a da família.
Por isso é fundamental cuidar também de quem cuida.
– Na medida do possível, os pais devem cuidar de sua saúde mental, arrumar mesmo que um curto espaço de tempo para fazer algo que gostem e priorizar o sono nas pequenas folgas.
– Para a mãe, que não tem folga, é fundamental contar com alguém para revezar em momentos de estresse. Qualquer pessoa próxima, mesmo que seja só para segurar o bebê enquanto a mãe conta até 100, toma um banho ou toma só um ar na janela.
– Se você presenciar ou suspeitar que a criança foi chacoalhada, ao perceber qualquer dos sintomas citados, leve a criança à Emergência.
Momentos de descontrole emocional são perfeitamente possíveis, porém, conhecer os riscos que oferecemos ajuda no autocontrole.
Se houver alguém próximo: peça que assuma os cuidados da criança até que você se acalme. Se não houver: Feche os olhos, respire fundo, e abrace a criança pensando no que você NÃO quer que lhe aconteça.