Em um acidente com traumatismo craniano, se a criança sofrer uma lesão cerebral que a deixe sonolenta, ela irá dormir independente do que você faça, porque houve um dano ao cérebro e ele não será capaz de se manter acordado.
Gastar seus esforços para mantê-la acordada só irá aumentar ainda mais o seu estresse e não irá ajudar em nada a criança.
Importante é ficar atento ao comportamento da criança e avisar ao médico que a atender se você notar qualquer anormalidade, inclusive o sono excessivo ou fora de hora, por que isso interfere na avaliação médica e na tomada de decisões.
Por outro lado, se a criança cai da cama de madrugada, por exemplo, mesmo que não aconteça nada sério, ela vai ficar naturalmente sonolenta, não é justo impedi-la de dormir… pelo contrário, isso só irá confundir a avaliação – com toda a razão, a criança poderá ficar irritada por estar com sono ou cada vez mais sonolenta e isso ser interpretado como alteração de comportamento, um dos sinais importantes na avaliação médica.